A periodicidade ou regularidade de manutenção de uma piscina depende muito do tipo de piscina em questão, se é uma piscina privada ou pública, do tamanho, localização e uso dado a esta.
Piscinas privadas com um tamanho médio recebem normalmente duas visitas para garantir a qualidade e bom funcionamento da piscina.
Piscinas públicas requerem uma atenção especial devido ao uso elevado e por este motivo devem ser cuidadas diariamente, mas obedecendo sempre as dosagens indicadas e adequadas de químicos.
A manutenção da piscina é importante porque visa manter a beleza e a cristalinidade; evita a proliferação de algas, destrói bactérias e outros microorganismos causadores de doenças; elimina os odores desagradáveis; diminui e remove materiais orgânicos e inorgânicos que contaminam a água, como por exemplo a poeira, folhas, insectos, bronzeador, urina, suor, etc.
Quando o assunto é piscina, existem dois processos que devem ser seguidos à risca para um resultado satisfatório nomeadamente o tratamento químico e o tratamento físico.
O tratamento químico é aquele onde utilizamos produtos químicos para limpeza e desinfecçãao da água da piscina. Os produtos químicos para utilização, basicamente resultam na sanitazação e desinfeção através do cloro orgânico, algicidas e clarificantes.
Também são utilizados para combater algas e manter a água da piscina cristalina. O controlo do pH também é um factor muito importante para se obter o equilibrio da água.
Tão importante quanto o químico, é o tratamento físico, que completa o ciclo de limpeza saudável da sua piscina. Ele se dá pela utilização do sistema de filtração da piscina, aspiração das sujidades depositadas no fundo e escovação das paredes da piscina.
O tempo correcto de filtração da piscina contribui para a qualidade e aspecto da água e garante a homogeneidade dos produtos químicos na água.
O tratamento de choque é usado na piscina de forma mais agressiva do que o tratamento convencional, quando há uma quantidade elevada de algas na piscina ou quando esta está muito turva e viscosa. É usada uma quantidade superior de químicos e o processo de filtração é mais longo de modo a recuperar a qualidade da piscina num curto espaço de tempo.
As piscinas ficam verdes devido a um crescimento elevado das algas na piscina, à circulação ou filtração deficientes da água, à manutenção imprópria de químicos, à limpeza insuficiente ou influências ambientais.
As algas não provocam doenças, mas a sua presença não convida ao mergulho.
A corrosão ou oxidação de partes metálicas da piscina pode ser causada devido ao pH reduzido ou dureza cálcica reduzida na água da piscina. A solução passa por aumentar o pH para um intervalo de 7,2 - 7,6 ou aumentar a dureza cálcica com um “incrementador de dureza”.
A água com espuma é resultado da acumulação de óleos corporais, loções, desodorizantes e cosméticos. Para isso recomendamos utilizar um anti-espuma para eliminar a espuma presente na água e fazer o uso do chuveiro antes de entrar para a piscina.
É importantíssimo manter o equilíbrio da água e a manutenção regular, para proporcionar o máximo de conforto ao utilizador. Na presença dos problemas acima, o usuário deve analisar os parâmetros da água e informar ao técnico para facilitar o diagnóstico e a solução no mais curto espaço de tempo.
Geralmente as pessoas pensam que os sintomas supracitados são causados por excesso de cloro, quando na realidade estes sintomas se devem à um desiquilibrio no pH ou à um nível baixo de cloro livre.
A casa das máquinas é o coração da piscina, onde se encontram os equipamentos de tratamento físico e quimíco da água nomeadamente o filtro, as bombas da piscina e de esgoto, o quadro de manobra, os equipamentos de limpeza e os químicos.
A principal diferença está na parte estrutural. Uma piscina de concreto consiste na associação do concreto e de ferragem,enquanto que a de alvenaria possui uma estrutura mais simples com base em vigas e colunas para a sustentação e blocos de cimento para o preenchimento.
As piscinas em liners são mais baratas, têm uma espessura limitada e a sua colocação é mais rápida e têm uma vida útil mais curta enquanto que a membrana é um revestimento mais duradouro, que não apodrece, muito mais resistente ao desgaste e às condições atmosféricas, aos raios ultra-violetas e aos produtos de tratamento de água.
A PWT revestiu até a data aproximadamente 95% das suas piscinas em membrana ou tela armada e tem como preferência a marca RENOLIT ALKORPLAN. É o nosso revestimento de eleição por ser uma membrana armada suave, flexível e robusta, fruto dos mais avançados desenvolvimentos tecnológicos em piscinas e preparada para resistir ao desgaste próprio do uso quotidiano de uma piscina, mesmo quando existe uma grande afluência de banhistas de maneira contínua e tratamentos com produtos químicos agressivos.
No caso de uma piscina equipada com uma membrana, o fundo e as paredes da piscina desempenham apenas a função de suporte e não de impermeabilização. Portanto, será necessário:
Do contrário, uma contaminação orgânica poderia entrar em contacto com a membrana provocando a formação de manchas no revestimento ao longo do tempo.
Os Filtros Big Blue são filtros de polipropileno, são utilizados para filtração de água e líquidos em geral, possuem como diferencial, filtragem de líquidos em alta vazão. São resistentes a maioria dos ácidos, álcool, amônia, óleos e outras substâncias químicas agressivas. São utilizados com 1 elemento filtrante cartucho modelo filtro big blue e possuem vedação com anel o'ring a prova de vazamentos.
A maioria das pessoas tem cuidado apenas com a água que bebe e não com a água que utiliza para cozinhar, tratar dos animais de estimação, escovar os dentes, lavar a louça, tomar banho, lavar roupa, entre outras. Filtrar a água que você bebe e oferece para sua família é tão importante quanto filtrar a água para os demais usos. O filtro de água na entrada de sua residência oferecerá segurança para todos os usos, trazendo tranquilidade, saúde e economia a médio prazo.
A periodicidade ou regularidade de manutenção de um sistema de tratamento de água depende de muitos factores, nomeadamente o número de filtros, a capacidade do filtro, a qualidade da água e a existência de um sistema complementar. Contudo, recomendamos sempre que troca dos cartuchos seja feita trimestralmente. Independentemente do seu filtro não apresentar características de saturação, por questão de segurança este prazo de ser respeitado.
A lâmpada U.V. tem geralmente um tempo de vida de 10 000h que equivale a sensivelmente 1 ano e 5 dias.
Não. A maior parte dos sistemas de tratamento de água estão preparados para tratar água doce. Contudo, quando estamos diantes de situações em que a água é salobra ou tem teor de sal muito alto, é necessário usar uma Osmose adequada para o efeito de modo a garantir que a água seja tratada correctamente.
São vários os benefícios do investimento num sistema de TA desde a prevenção de inúmeras doenças contraidas a partir da água como a Hepatite, Tuberculose, infeção urinária até a redução da logistica de comprar várias vezes água. Ademais, no longo prazo tem um peso financeiro menor e é mais amigo do ambiente.
Rua Projectada S/N, Morro Bento, Luanda